segunda-feira, outubro 12

O fim da saga

Meus caros, eu cá aguardava com muita ansiedade o dia de ontem. Confesso.
Mas desenganem-se os que estão a pensar que era por causa dos resultados - não era.
Como ainda estou recenseada na minha santa terrinha, essa princesa do Minho que é Ponte de Lima, interessava-me um pouco, obviamente, o resultado. Mas sabido este, agora é ve-los trabalhar.
O que me levou a paciência para lugares longínquos foi mesmo esta saga infernal de propaganda política. Chorrilhos infindáveis de militantismo galopante, balofos e bafientos, à mistura com bandeirinhas e aventais de plástico; ataques ferozes mútuos, promessas vagas e tretas a rodos.
Se todos estamos carequíssimas de saber que é tudo um monte de conversa pra boi dormir - e votar - para que raio insiste o sistema em financiar a malfadada campanha????
Três pontos essenciais sobre isto, a meu ver:
- Toooooda a gente sabe que o tachismo é o valor essencial em jogo. O político é um animal tachista, sobretudo. Essa treta de fazer mais pelo país já foi desmistificada há séculos, deixe-se disso quem ainda acredita. TACHO - e quanto mais aderente melhor, que é para não fugir.
- Partidos a mais - é um flagelo. Que raio é o POUS???? Quem são esses que só vemos a cada período de eleições? Já para não falar de outros que agora nem me lembro. Eu tinha uma solução muito boa para acabar com esta rebaldaria: já defendi que nas legislativas, os partidos que não obtivessem mais de 10% dos votos dos eleitores portugueses deviam ser automaticamente extintos. OK, talvez seja um pouco radical, até porque eliminavamos o PCP, se calhar, e eles fazem falta. Mas seja, baixei a minha fasquia para os 5% e por causa disto considero-me extremamente benevolente. liberdade partidária? isto é, liberdade para fazer partidos à parva que não servem para nada e ocupam que tempos de antena com gente feia e mal arranjada a dizer disparates e a cuspir para o microfone? OK, criem-se, mas estão sujeitos ao escrutínio dos eleitores - sem representatividade, acabou-se a festa. Façam novos partidos, venham com ideias de jeito. (ainda estou aqui a pensar no POUS...)
- Financiamento? Porque raio ando eu a pagar impostos para estes fulanos andarem a gastar em gasóleo, jantaradas e objectos de plástico???? Querem fazer campanha, financiem-na do próprio bolso, optem pelo contacto com o público sem tretas de concertos e aparatos, vao falar com as pessoas e apresentem as vossas ideias sem ataques parvos contra o adversário. A velhinha vai votar no tipo que lhe deu mais taparuéres? Bem, se calhar até vai... (atenção que eu sei escrever "tupperware", mas assim fica mais à laia das sardinhadas e dos porcos no espeto das campanhas...);

À parte desta retórica - também ela da treta, pois sim - diga-se que os Gato Fedorento estiveram bem no programa, foi a piada deste ano.

Depois, e com isto termino, para a próxima, pensem melhor e não nos macem com esta estopada de eleições com diferença de 15 dias... assim dá seca, e come-se tudo de uma vez, muita gente por aí acabou por sofrer uma mega congestão com os resultados.

Não havia necessidade, e viva a democracia, seja lá o que isso for....

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.