terça-feira, janeiro 15

Correr para a inclusão

Realmente, o engenho humano, quando posto ao serviço do bem da Humanidade, pode fazer maravilhas. Em termos de adaptabilidade para os cidadãos portadores de deficiência, pouco se vai fazendo, comparando com aquilo que é investido em inutilidades tecnológicas como, sei lá, robots-cão que andam e fazem au-au sem que cliquemos num botão, ou assim. Ou armas, que é pior.
Oscar Pistorius, sul-africano, foi amputado das duas pernas aos 11 meses. Ok, teve a sorte, e o dinheiro, para poder usar umas próteses de carbono (Cheetah Flex Foot), que lhe permitiram destacar-se de tal forma nos Paralímpicos, que pôde aspirar à competição nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008. No entanto, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) afastou-o, porque considera que as próteses de Pistorius o colocam em vantagem em relação aos colegas sem deficiência, pois, nas provas a que a IAAF o submeteu, Pistorius foi capaz de correr com as suas lâminas protéticas à mesma velocidade que os velocistas sem deficiências com menos 25 por cento de energia gasta. Assim, a IAAF aplicou a regra da proibição de uso de dispositivos que dêem vantagem sobre os atletas que não usem o mesmo.
Opinião dúbia, neste caso, porque, por um lado, é um atentado à inclusão dos portadores de deficiência; se este rapaz tem capacidade de superar o tabu, e competir ao nível dos Olímpicos, porque não deixá-lo? No entantoe por outro lado, aquelas próteses, já vi num documentário sobre isso, são mais eficientes que as próprias pernas, podem colocar os outros atletas em desvantagem real.
Seja como for, o que se pode retirar daqui é que os portadores de deficiência podem muito bem superar todas as dificuldades, se forem apoiados pelo engenho humano e pela sociedade - inclusive, podem superar as capacidades dos não-deficientes, se os deixarem mostrar isso. Além do mais, as dificuldades que estas pessoas enfrentam diariamente neste país tão pouco adaptado às suas necessidades básicas são a prova da sua força de vontade e capacidade de superação.

1 comentário:

Casemiro dos Plásticos disse...

basicamente é ploitiquices de merda, enfim mundo que temos. todos diferntes, todos iguais... não fará sentido para muitos...
beijo