terça-feira, maio 29

Mais uma do Supremo

A pedofilia é um crime grave. Gravíssimo. Se querem saber, um crime equiparado ao homicídio. Os (poucos) tipos que são apanhados beneficiam, infelizmente, de uma lei penal permissiva e que não tem minimamente em conta os traumas que ficam com as vítimas para o resto da vida.
Notícia de hoje (Público): O Supremo Tribunal de Justiça reduziu a pena a um pedófilo condenado em Celorico da Beira por abusos sexuais a 4 menores. De uma pena de 7 anos e 5 meses, passou a pena para 5 anos. E porquê? Entre outras razões, que eu não vejo quais, porque um dos menores tinha 13 anos, já despertou para a puberdade, e nessa idade já pode praticar actos sexuais conforme a sua vontade, dizendo-se no acórdão que o Tribunal de Celorico valorizou em demasia os crimes sexuais... Ora muito bem, sim senhor. Sabemos que os adolescentes hoje em dia são muito precoces, é um facto. Mas não significa que possuam sempre o discernimento e a autodeterminação suficientes para evitar o aliciamento daqueles que tem as piores intenções possíveis. Outro dos argumentos do Supremo é a boa imagem social, estrutura familiar sólida e integração na comunidade, por parte do arguido - no meu entender, caríssimos, isso é pior. Gente que não gera desconfiança, age ao abrigo da boa consideração de que beneficia na sociedade, e encobre muito mais facilmente os seus crimes. Se era bem visto, este pedófilo deveria ser punido mais gravemente porque decerto usou disso para cometer os abusos. E para se manter longe de suspeitas. E mais: se tinha uma estrutura familiar adequada e sólida, boa imagem social, mais condenável é o facto de ter escolhido cometer estes crimes.
Ser racional é poder optar entre o crime e a lei. Ele pôs de parte a lei, praticou o crime. Não foi obrigado a fazê-lo.
Sic transit gloria mundi....

quarta-feira, maio 23

Afinal é só em 2010

Em relação ao post anterior, resultado de uma notícia que li no publico esta manhã, um desmentido - o Presidente da SIBS disse, entretanto, que afinal a entradaem vigor do novo sistema europeu está prevista para 2010, e não para 2008, e que não se prevêm aumentos de preços nos serviços.
Bem, partindo do princípio que foi ele que prestou as declarações que constam no post abaixo (ao Diário de Notícias), será de concluir que ou o senhor Vítor Bento anda muito confuso, ou há algo que não devia saber-se que escapuliu....
Esperamos para ver. Aliás, não temos outro remédio.

Vamos voltar a forrar os colchões

Ah, pois.
Vejam só que boa notícia: "As operações no Multibanco poderão passar a ser pagas a partir de 2008, fruto da entrada em vigor do sistema único de pagamentos na Europa. O alerta é dado hoje nas páginas do "Diário de Notícias" pela voz do presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (Sibs), Vítor Bento. (...) Levantar dinheiro, consultar saldos e movimentos, pagar contas de serviços, carregar telemóveis e renovar o passe social são algumas operações que actualmente se podem fazer no Multibanco sem qualquer custo."Muitos esquecem-se de que somos dos pouco países europeus onde esses serviços não são pagos, porque os bancos assim o entendem", acrescentou o presidente da SIBS. (...)Ontem, em entrevista à Lusa, Vítor Bento já alertara para a possibilidade de muitas das funcionalidades do sistema de Multibanco português poderem vir a desaparecer com a aplicação dos princípios impostos pelo SEPA. (...) No resto da Europa um cidadão paga em média 1,3 euros por cada levantamento numa caixa automática."
Ora: Depois de décadas a usar o multibanco, a aprender a usar as suas funcionalidades, a evitar o transporte de dinheiro e dificultar a efectividade dos assaltos, a fazer todo o tipo de coisas práticas e rápidas através de operações em caixas MB, TPA's, etc, agora vamos regredir à idade da pedra, para evitar o desfalque que é a cobrança por esses serviços, que pelo visto não é nada irrisória. Passamos a fazer um levantamento por mês, levantamos o ordenado todo, para depois guardar em casa, para ir pagando as despesas consoante necessário.
Cheques, esses estão praticamente banidos, e a internetainda não dá para levantar dinheiro.
Bonito.
Mas que felicidade, estamos na Europa....

Azul e Branco

O Dragão reina, do alto do seu pedestal. Observa os seus súbditos lá do alto, mostrando a magnificiência do seu poder.
De facto, para todos os que pensavam que podiam derrotá-lo, que já duvidavam da sua capacidade de ganhar campeonatos - tomem lá, matem as saudades.
Campeões, sim senhor. Somos, ganhámos, e não venham cá com histórias. Mesmo com a crise pessoal e jurídica do grande cacique Pinto da Costa, os moços mostraram o que valem. Falhas todos temos, todos têm, mas de entre todas as falhas, o FCP foi o melhor.
Há dúvidas?
Esta imagem por acaso não é cá, mas em Ljubliana.

quinta-feira, maio 17

Ah, a eficiência!

Segundo o Público, "As instituições de saúde autorizadas a realizar abortos, mas impedidas de os praticar por os profissionais de saúde alegarem objecção de consciência, vão ter de encaminhar as mulheres para outros estabelecimentos e pagar as intervenções, segundo um projecto de portaria do Ministério da Saúde, que deverá regulamentar a lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG), até às dez semanas e a pedido da mulher.".
Sim senhor, é bom ver que o nosso sistema de saúde finalmente tem um orçamento farto, que, à larga, tem cabimento para tudo. Povo, podem estar descansados que não há dinheiro para garantir cuidados de saúde primários em centros de saúde, maternidades,hospitais e CAP por esse país fora, nem para obviar às vastas listas de espera, nem para pagar horas extraordinárias a médicos, mas felizmente temos um governo que tem dinheiro a rodos para garantir que todas as mulheres que optam pela a IVG o façam dentro do prazo legal. Os meus parabéns.
Não vou voltar à novela do aborto. Quem quiser que o faça, pouco me importa. Mas gostava de ver os nossos políticos assim tão afoitos a resolver os problemas prementes do nosso quintal, nomeadamente na saúde, tal como a preocupação que estão a votar a isto... quem dera.

terça-feira, maio 15

E todas as outras?

Já todos conhecem sobejamente esta foto. A pequena Maddie desapareceu enquanto passava férias no nosso Algarve, com a sua família.
Trágico. Só Deus e mais meia dúzia de pessoas - as que a levaram - sabem do destino desta criança. Aterroriza-nos o que podemos pensar que possa estar a acontecer-lhe neste momento. Na pior das hipóteses, esperamos que esteja morta. E isso é preferível a não estar, porque provavelmente, se não estiver, estará a passar por situações que não desejamos para os nosso piores inimigos, quanto mais para uma criança. Na minha opinião, desde a noite do desaparecimento que a Maddie não está em Portugal. Bem orquestrado este rapto, seja qual for o seu objectivo, tinha a operação bem planeada para passar a criança para Espanha e depois para Marrocos, de certeza absoluta (e eu já tinha dito isto antes de dizerem nas notícias).
Motivação - Não sabemos. Mas seja a pornografia infantil, seja a vingança contra os pais (do mal menos, eu preferiria esta, porque provavelmente seria menos gravosa para a pequena), não se faz. Indignamo-nos, sim senhor, e é lógico que todos gostaríamos de ajudar.
Agora - poupem-me. Este mediatismo é insultante. Esta subserviência terceiro-mundista face aos ingleses é , deixem-me dizer, ultrajante. Que se façam buscas, é função da polícia. que se publicite e peça ajuda, acho bem. Mas este complô da comunicação social com as entidades responsáveis, mais o povo choroso, é demais.
Compreende-se que os algarvios idolatrem especialmente os ingleses - é facto que desde sempre os algarvios querem ser ingleses. Que tenham pena da miuda e queiram ajudar, ok. Mas o que temos visto é uma vergonha, do ponto de vista daqueles já viveram este drama - cá dentro. Não me lembro de, aquando o caso Joana, haver esta balbúrdia. E aí, sabia-se quem fez o mal, muitos haviam de saber o que se passava. E se fosse uma filha de portugueses em férias que tivesse desaparecido? diziam: "Se tomassem conta dela como deve ser, isto não tinha acontecido".
E é AQUI que bate o ponto: como é que uns tipos com formação, que aparecem agora a chorar baba e ranho e a pedir pelas alminhas, tinham serviço de babysitting e o recusaram, deixando 3 miúdos pequenos sozinhos em casa, e baldaram-se para jantar na outra ponta do resort, deixando a casa acessível? E ninguém se lembra desta irresponsabilidade. Os pais tinham as crianças todo o dia com as babysitters, mas porque foram dispensá-las justamente naquela noite?? quem tem crianças em casa sabe que um minuto chega para que haja um acidente com elas. Elas mexem-se, elas saltam, elas acordam a meio da noite e fazem as coisas mais mirabolantes - qualquer daqueles miúdos podia ter-se levantado e feito uma tropelia qualquer que, por exemplo, pegasse fogo ao apartamento!! Pessoalmente, acho que há aqui qualquer coisa que não bate certo.
Meus amigos, desaparecem crianças e adultos todos os dias. estas crianças e adultos também tem famílias desesperadas à sua procura. E a maior parte, não tem os meios e os conhecimentos destes pais ingleses, nem tem jogadores de futebol internacionais, analfabetos mas muito ricos, com ar teatralmente pesaroso, a pedir ajuda por eles.
Moderação, meus caros, Moderação. E consultem a página da Polícia Judiciária, se quiserem ver se podem ajudar. Está lá a foto da Maddie, mas também muitas outras : http://www.policiajudiciaria.pt/htm/pessoas.htm

O Aranhiço, as Pipocas e a Pepsi

Não gosto de aranhas. Mesmo nada. Por isso, um tipo que se transforma numa coisa parecida com uma aranha, e lança teias e tudo, não me seduz grande coisa.

Mas lá está, fim-de-semana familiar (não este, o anterior), a criançada gosta do aranhiço, e vá de ir até ao cinema mais próximo ver o Spiderman 3.

Fraquinho. Muita parra, pouca ou nenhuma uva. Na primeira parte, o bocejo… o filme parece que não desenvolve. Na segunda parte, … heh… the usual.

Ok, o rapazote é presenteado acidentalmente com a presença de um alienígena que se lhe cola ao corpo e o transforma numa atrevida e agressiva aranha preta (por acaso até gosto mais do outfit, aquele azul e vermelho tão God Save America já enjoa). Ao mesmo tempo, tem um rival que não gosta mesmo nada dele, e acaba por lhe ficar com o alienígena, que o transforma numa coisa parecida ao Spidey, mas mais feiosa – porque esse era mesmo mau, digamos que sobressaía a sua essência – a parte mais profunda do filme, ena, ena.

Ainda o amigo cujo pai se matou no 2, mas que alegadamente morreu às mãos do aranhiço – o amigo ora quer esborrachar a aranha, ora bate com a cabeça, fica amnésico e é o seu buddy, ora é visitado pelo pai, lembra-se da vingança e tenta tirar a namorada do aranhiço, e acabar com ele. Depois, o mordomo diz-lhe que não, que afinal o pai era mau, e vá lá, o amigo até morre pelo aranhiço na luta final.

Ainda o tipo que foge da prisão injusta, por ter sido acusado de matar o tio do Spidey. Ao fugir, cai num buraco, leva com os raios de uma experiência científica, desintegra-se e transforma-se num monstro de areia, e fica mau – ainda dá umas sovas valentes no aranhiço, mas depois este perdoa-lhe, porque o homem afinal só queria salvar a filha da doença.

A namorada do aranhiço – uma ruiva magrinha que está farta do sucesso e do egocentrismo do namorado e do seu próprio fracasso como cantora. Cai na esparrela do amigo-que-já-não-era-amigo-e-depois-foi, porque não gostou de ver o aranhiço aos beijos a uma loira que, por acaso era a namorada do rival que se tranformou na aranha feiosa.

Mas acaba tudo em bem – morrem os maus (bem, um é perdoado e foge), morre um que ficamos sem saber se é mesmo mau ou mesmo bom, a rapariguinha fica com o mesmo emprego da treta, e o Spidey, afinal, é um gajo que dá cabo da vida a toda a gente….

Ridícula é uma aparição do Aranhiço a voar com a bandeira americana ao vento, como pano de fundo, a aparecer em cena para salvar a situação - ainda por cima tendo em conta que o amigo é que o safou, e morreu por ele…

Mais ridículo ainda - Pipocas e Refrigerantes dentro do cinema. Mas quem foi o grande nabo que teve a infeliz ideia de permitir a venda destes artigos junto com os Bilhetes????!!!!! A malta põe-se ali, a escolher os sabores, e o resto do povo – que vai acabar por fazer o mesmo, que espere… dá vontade de comprar o filme pirata e ir ver para casa – e fica muito mais barato e tudo, que os 15 euros que paguei davam para 4 filmes….

E depois, é passar o tempo todo a ouvir a malta a roer as malfadadas pipocas e a sorver a porcaria das pepsis, como se não houvesse amanhã, mudando a intensidade do mastigar e do sorver consoante a emoção do filme – AAAARRGGGHHHH!!!! E depois, ter que sair da sala e pisar a esterqueira toda que ali se armou e transformou aquilo numa pocilga peganhenta.

Enfim, que saudades do Cineteatro Avenida – essa grande sala de cinema, em que era proibido comer. E que foi votada ao abandono e aos filmes de classe B. Lamentável.