domingo, abril 30

One to go para a Apoteose Final

E já lá canta a penúltima. A última vai ser a glória do grand finale para os campeões azuis. E vai ter piada porque vai ser jogada com a equipa rival da Naçãum.
POOOOOOOOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

Saltemos, irmãos!

Isto é que é devoção. Sempre achei que não há povos mais dedicados ao espírito que os orientais.
No próximo dia 5 de Maio, Buda faz anos e os festejos já começaram na Coreia do Sul, onde um terço da população é budista. Os soldados sul-coreanos não são excepção à alegria que rodeia o aniversário e saltam de contentamento perto do templo de Chogye, em Seul.
Já pensaram se nós, católicos, seguíssemos o exemplo? Natal e Páscoa eram uma alegria, tudo aos saltos pelas ruas. Muito mais animado.
Fonte: Público Online

sábado, abril 29

Ragazzo terribile

"A mim ninguém me manda embora, eu vou porque quero" deve estar a pensar, amuado, o sr. Berlusconi. A nova deste personagem é que vai apresentar a sua demissão na próxima terça feira ao Presidente Carlo Azeglio Ciampi, este também prestes a cessar funções (o mandato de Ciampi termina no próximo dia 18). Campi, ou o seu sucessor, podem convidar Prodi a formar o seu governo, então. A novidade "berluscosa" surgiu horas depois da coligação de centro-esquerda, vencedora das legislativas do início deste mês, ter conseguido eleger os seus candidatos para a presidência das duas câmaras do Parlamento.
Reconheceu finalmente a derrota? Será? Esta demissão é uma mera formalidade, mas o senhor entende que assim marca a sua posição, saindo airosamente (pensa ele, pelo menos...).
Apesar da demissão, espera-se que Berlusconi se mantenha em funções até à eleição de um novo Presidente e a formação de um novo Governo, ainda que com poderes limitados. Não sei, não. É capaz de se baldar, só por pirraça.

sexta-feira, abril 28

A ponte.. sobre o rio K vai... para o mar, que enrola na areia

Pois foi. Não foram só deputados, foi muita gente. Mas a "muita gente" não tem, como os deputados, obrigação, pelo menos moral, de dar o exemplo. Fala-se no absentismo ao trabalho, na falta de motivação, no desemprego, e estes gajos que ganham muito bem, a par das suas profissões em que beneficiam do estatuto que têm, para não abusarem desta maneira. Normalmente, o sudoku já deve ser a actividade - mor naquelas bancadas. Havendo uma possibilidade de ponte, nem para fazer monte aparecem. Ganha o Algarve, ganha o turismo, ganha o "vá para fora cá dentro".
Ok, todos temos direito a umas feriazinhas do trabalho stressante de todos os dias, não é? Claro. Interesse da nação, problemas para resolver? Que é lá isso?
Fonte: Visão Online

quarta-feira, abril 26

100% nacional...

Não, não é estrangeiro. É o nosso Zé Fidalgo. Só de pensar que há alguns (poucos) anos, o rapaz estava a apresentar o Clube Disney.... Taaaaanto talento, tem sim senhor, que para modelo até que se está a fazer um bom actor. Para que não digam que cá por terras portuguesas não há material à altura desses enfezados anorécticos modelos estrangeiros!! E olhem que o moço ainda é melhor ao vivo que na TV, e ainda por cima é simpático.

Abençoadas amigas, que me mandam e-mails com coisas destas.... Este não pude deixar passar, desculpem-me os meus caríssimos comentadores do sexo masculino.


terça-feira, abril 25

Enviada especial ao Algarve

Por sugestão de um concorridíssimo post do Bicicleta de Recados, blog que eu visito assiduamente, post esse sobre "características comportamentais do pessoal no Algarve", armei-me em enviada especial e tomei a missão de ir a terras do sul observar o people. O resultado está no Bicicleta XL.
À laia de comemoração da liberdade.

À Liberdade

Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Nessa madrugada do dia inicial, inteiro e limpo (como poetizou Sophia de Mello Breyner) os militares de Abril foram claros nas suas promessas: terminara a repressão, regressara a Liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia.
Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.
Democratizar, Descolonizar e Desenvolver foi o lema que então fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz.
(Fonte: website da Associação 25 de Abril)

Podemos não viver no mais perfeito país do mundo, mas pelo menos somos livres para pensar. Sobretudo para pensar no modo em como podemos ser melhores.
25 de Abril. Hoje.

segunda-feira, abril 24

Bibi na TVI, amanhã

Ainda sobre pedofilia, para quem for capaz de ver um criminoso a falar dos seus crimes, cara-a-cara, amanhã, no Jornal Nacional da TVI, uma entrevista com o próprio Carlos Silvino.

Guerra à pedofilia

Num tempo em que parece que a preocupação-mor é com a guerra aos terroristas, e em que o processo Casa Pia (e processos afins) está mais frio que o iceberg que afundou o Titanic, do Reino unido vem a notícia de uma boa medida para marcar pontos na guerra aos pedófilos: o Reino de Sua Majestade lançou hoje o CEOPC (Child Exploitation and Online Protection Centre), "um organismo para combater a pedofilia na Internet que reúne forças da ordem, associações de protecção de menores e outros agentes e está disponível 24 horas por dia.
A unidade, coordenada por Jim Gamble, vai receber denúncias online de abusos sexuais de menores, 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá sistemas para encontrar criminosos que utilizam a Internet.",
segundo o Público Online.
O CEOPC vai trazer uma maior capacidade operacional para realizar buscas nacionais/internacionais e vai focar-se também na produção de programas educacionais e campanhas para alertar as crianças para a utilização segura da Internet.
“O CEOPC representa um desenvolvimento significativo na protecção das crianças e assume-se como a resposta directa à explosão de abusos sexuais a menores na Internet”, comentou Jim Gamble. “O nosso desafio é tornar a Internet um meio mais seguro para as nossas crianças”.
Repressão e prevenção do crime, portanto. A funcionar, é uma arma fortíssima. Dado que cada vez mais crianças têm acesso à internet (mais de oito milhões de crianças e jovens têm acesso à Internet só no Reino Unido), e dado que a internet compõe o modus operandi das redes de pedofilia e dos pedófilos isolados , há que actuar onde está o problema.
Já está mais que provado que Portugal não está imune à pedofilia. Criam-se organismos para tanta coisa... porque não seguir este exemplo?
Fonte: Público Online

domingo, abril 23

O tamanho afinal importa!

Depois de várias reclamações dos caríssimos visitantes deste humilde espaço blogosférico, acerca do tamanho reduzido da letra, resolvi aumentar o tamanho da mesma, once and for all. Não quero causar pitosguices de ordem alguma aos meus caríssimos hotfudgers. Assim, os posts ficam maiores de aspecto... mas quem gosta, gosta sempre, não é?
Saudações hot.

As teias da lei.. e cotão também

Depois da história da senhora que batia em miúdos com deficiência, agora mais uma demonstração de benevolência pia (e quanto a mim, inexplicável) do STJ: reduziu de 20 para 16 anos e oito meses de prisão as penas da mãe e do tio da pequena Joana, a criança desaparecida em Setembro de 2004 no Algarve. No primeiro julgamento (em Novembro passado) o Tribunal de Portimão condenou os arguidos a 20 anos e 4 meses e 19 anos e dois meses de prisão, respectivamente. A nova pena de Leonor e João Cipriano é o cúmulo jurídico das duas condenações parcelares decretadas pelo Supremo tribunal de Justiça (STJ): 16 anos de prisão por co-autoria de um homicídio qualificado e dois anos por co-autoria do crime de ocultação de cadáver: resultado - 16 anos e 8 meses!
A decisão do STJ de reduzir tem por fundamento que, no homicídio qualificado imputado aos dois arguidos, o tribunal de Portimão já tinha dado como provado que houve dolo eventual (quer dizer que os arguidos sabiam que a morte era uma consequência possível dos seus actos, mas "conformaram-se" com isso), mas não intenção directa de matar (Como????????), o que implica uma moldura penal mais atenuada.
Vejamos: segundo o acórdão, foi dado como provado que «a dada altura, por motivo não concretamente apurado, ambos os arguidos começaram em conjunto a dar sucessivas pancadas na cabeça da menor Joana, levando-a a embater com a cabeça na esquina da parede, sendo visível que sangrava da boca, nariz e têmpora, mercê dos embates na parede, que causaram também a queda da menor e a sua morte». Ainda relativamente ao crime de homicídio, o acórdão refere que neste caso, «há uma especial censurabilidade pois, em primeiro lugar, a arguida Leonor era ascendente da menor e, em segundo lugar, porque ambos os arguidos praticaram o crime contra pessoa particularmente indefesa, em razão de idade (oito anos)». Neste aspecto, o acórdão salienta que foram «pessoas adultas que agrediram, com violência e repetidamente, uma criança, que em Setembro de 2004 tinha oito anos, sendo magra e com uma altura entre 1,20 metros e 1,40 metros». Também João Cipriano, por ser tio da menor tinha «um dever especial, embora não equiparável ao da mãe, de zelar pela saúde e bem estar da sobrinha», realça o acórdão, que acolheu muito da decisão da primeira instância, o Tribunal de Portimão.
Ora esta barbárie toda, mais o crime, provado que foi, de ocultação e profanação de cadáver, é considerada como praticada com dolo eventual, sem intenção directa de matar... Claro. No fundo, eles devem ter feito isto para o bem da criança, não (houvesse mais um recurso, e decidiam que era apenas um castigo inocente...)??!!!! BAH!!!!
Andam a mangar com a tropa, é o que é. Quanto a mim, sinto-me defraudada como cidadã e como jurista.
Fonte: Visão Online

sexta-feira, abril 21

O testamento de Judas Iscariote

Judas, o verdadeiro

Voltei!!!
Obrigadão a todos os votos de Boa Páscoa. Para mim foi uma páscoa hiper rápida, mas nunca sem a passar na minha terreola - Arcozelo, Ponte de Lima. Depois de ter chegado do Algarve às tantas da noite, fui acordada pelo fogo de artifício que começou a estourar às 6h e tal da manhã... é uma tradição que nunca falha, porque mistura a festa religiosa com a festa, digamos, pagã - o fogo de artifício (aquele q só serve mesmo para fazer barulho, não é do bonitinho...) acaba quando começa o Compasso, ou Visita Pascal: várias equipas de homens, munidos da Cruz, visitam todas as casas da vila (Arcozelo também é vila - é do outro lado da Ponte). Como moro perto da igreja, o Compasso passa lá às 8h30 da manhã... com o Compasso vem a malta toda, para os comes e bebes (especialmente os bebes), o que significa que, ao final do dia, depois de ir a uma data de casas, o pessoal está atestado.... esta é a parte religiosa. A parte pagã é preparada durante o ano: o pessoal da vila é observado por uma comitiva especial, que ninguém abe exactamente e com todaa certeza quem são; os que se destacarem por fazer alguma asneira são aturadamente analisados, porque é preciso escolher o "judas" - aquele que terá a sua figura satirizada, à vista de todos, através de um boneco feito à sua imagem (vejam a foto, é o laureado deste ano), e recheado de explosivos. Ora, escolhido o "judas", destinado a estourar violentamente, para gáudio de todos, ao final da tarde de Páscoa, quando termina o Compasso e começa a Missa de Páscoa, é preciso elaborar o seu "testamento": um texto de maldizer, que diz respeito a ele próprio, Judas, e a mais quem tenha sido contemplado, pela sua "má" conduta durante o ano. Escusado será dizer que se espera todos os anos ansiosamente por se ler o testamento, e conferir se se foi contemplado. A comitiva só põe o boneco no local próprio de sábado para Domingo de Páscoa, por causa dos bisbilhoteiros. E quando acaba, toca de começar com o fogo de artifício; às 4h da manhã, normalmente, soltam os primeiros fogos dispersos... Animação constante.
Pena, muita pena que este ano tive que voltar muito cedo para Coimbra... perdi o concurso costumeiro do "a ver quem consegue beber mais da malga gigante de vinho verde" . Para o ano há mais.
O próximo post terá o famoso testamento de Judas Iscariote. Melhor que o Evangelho que descobriram agora.

sábado, abril 15

Boa Páscoa, Pessoal!

Nunca percebi porque é que os coelhos da Páscoa põem ovos.
Mas ficam giros na fotografia (também achei graça a estas meninas-coelhinhas), e de qualquer maneira a minha Páscoa não tem sequer a ver com ovos... em breve, o relato da tradição pascal na minha terra: tem compasso, explosivos, cabeçudos e o testamento de um judas.
Não percam o próximo capítulo.

sexta-feira, abril 14

Mourinho, o filósofo

"O que é o futebol comparado com a vida? Estou preocupado é com a gripe das aves".
Dixit Mourinho, respondendo aos jornalistas que lhe que lhe perguntavam se não estava preocupado com o próximo jogo da sua equipa. Brincalhão.... ele está preocupado com os frangos, está.... principalmente com os que entrarem na baliza do Chelsea.

Mas o que é isto??

Bem, o mundo está doido, e a malta do cinema pior. O Banderas, esse grande moreno de voz rouca e sotaque latino que lhe assenta que nem uma luva, tal como o fato de Zorro, passou-se: No passado sábado dia 8, pos-se a dizer "I'm a woman!" no Saturday Night Live (NBC): dizendo-se farto de ser chamado "macho" e "amante latino", fez um srip quase integral, terminando com um vestidinho vermelho, fake big boobies incluidas. Que é lá isto??? Ok, Ele já fez uns papéis menos másculos, a começar pela estreia como terrorista islâmico gay (um filme de 1982, do Almodôvar!), passando pelo Philadelphia, e ainda pelo chefe Vampiro gay Armand. Mas não, vestido de mulher, é que não. Quem não se lembra da voz sexy do Gato das Botas do Shrek? E do Mariachi, e do Zorro? Bem, vamos esperar que isto seja apenas uma manobra para tentar desviar as atenções das bocas dirigidas à Griffith, acerca das roupas que usou nos Oscars e que parece que não pagou.... e, Banderas, deixa os alucinogénios, se fazes favor.

quarta-feira, abril 12

Adeus, pópó

Bem, ficámos a saber que há uns quantos (muitos) contribuintes com dívidas à segurança social que, por um lado, se marimbam para essas dívidas, e por outro, correm agora o risco de começar a andar de taxi, e, mais caricato que era, de autocarro. A Seg. Social vai buscar os pópós dos meninos para vender em hasta pública, lá pelo final de Maio (para quem gosta destes leilões, toca a aproveitar). Eu cá acho muito bem: é precisamente aí que dói a muitos - ficar sem o bólido topo de gama é estigmatizante, é uma vergonha, é sinal de despromoção social. Para muitos, uma verdadeira desgraça. E há que atacar onde dói, para se ganhar, se não a guerra, pelo menos, a batalha.
Números: A Segurança Social vai penhorar 6.353 veículos topo de gama pertencentes a 1.373 contribuintes que têm uma dívida total ao fisco de 59 milhões de euros. Marcas que a SS preferiu penhorar, por terem de maior probabilidade de venda no leilão, e de realização de valor razoável: Mercedes, Jaguar, BMW, Alfa Romeu e Audi.
Fonte:Visão Online

Simplexmente...




Ora cá temos o cartoon da Visão desta semana...
A ver vamos se vamos ter uma "simplexificação" massiva e real dos serviços, ou, se mais uma vez, tudo muda para ficar cada vez mais na mesma.
Tem asas para voar, o projecto, tem, mas esperemos que não aterre de cabeça.

terça-feira, abril 11

Há que dizê-lo com frontalidade

"Temos uma magistratura da idade média e de mercearia"
Maria José Morgado, PÚBLICO, 10-04-2006
A Maria José lá sabe. Onde há fumo há fogo.
Quando li que poderia começar a existir um foro especial para julgar crimes cometidos por pessoas detentoras de cargos políticos, deitei as mãos à cabeça. Ai é assim? Ai os senhores políticos não podem ser julgados nos mesmos tribunais onde os restantes cidadãos são julgados? Esse tipo de apartheid não me parece uma inocente intenção de separar matérias, com a desculpa de especializar juízes e magistrados, e dar seguimento mais rápido e adequado aos processos. Parece-me mais um meio de dar uma espécie de "via verde" aos políticos, em termos de processos (tipo: "o senhor político não se preocupe, não terá que passar pela vergonha e pela morosidade de ter um processo no mesmo tribunal onde andam todos os outros cidadãos com problemas com a justiça... "). A mim, não me parece nada bem. Voltamos à questão do cidadão português de primeira, e o de segunda.
Bem, comentários da Maria José Morgado, sobre esta e outras questões, aqui.

segunda-feira, abril 10

O outro lado do Algarve

Há uns anos que não vinha ao Algarve na altura da Páscoa. Umas das melhores coisas de cá vir nesta altura é passar pelo Alentejo, confesso, e vê-lo verde - km infindos de verde, plano e desamparado de arvoredo. Lindo. Como não utilizo a A2, a viagem é muito mais bonita, e nem sequer há vontade de exceder limites de velocidade.
Bem, mas no Algarve mesmo, apesar do tempo estar bom e já convidar à lá plage, há sempre um outro lado que, nesta altura do ano, se torna tão agradável como o mar: laranjais em flor. Ainda não cortaram as laranjeiras todas do Algarve para fazer prédios, por isso, ainda se vêem extensões de laranjeiras baixinhas, que fazem com que Algarve, agora, não cheire a bronzeador e a peixinho grelhado, mas antes tenha por todo o lado um perfume adocicado a flor de laranjeira. Fantástico. É um outro lado do Algarve a que poucos ligam, e quanto a mim, tão bonito como as praias.

sábado, abril 8

Ponte Santa

Este nosso Sócrates está sempre a surpreender os seus administrados: Presenteou a função pública com ponte no dia 13 de Abril (quinta feira santa), a partir das 13h . Estará a ficar religioso? Estará a tentar uma parceria com o Divino? Quando será que começa a citar a bíblia? Diz que se baseou na tradição... nada de especial, não fosse a tradição puramente católica.

quinta-feira, abril 6

A cábula política

Sem comentários... Ora experimentem lá - verão que o resultado vos é muito familiar...

Geração 600 (€)

"Há alguns meses o «El Pais» dedicava várias páginas ao que designava como «geração mil euros». (...) Em Portugal ninguém terá pensado nisso, apesar de, comparando salários, talvez devermos falar da «geração dos 600 euros». Para os licenciados, naturalmente."

José Manuel Fernandes, PÚBLICO, 06-04-2006
Realmente, um pai manda um filho para a faculdade, e pensa que lhe está a dar um futuro melhor... Talvez um dia esse futuro melhor lhe saia na rifa, se o filho conseguir sobreviver durante os primeiros 10 anos de "carreira", a aguentar estágios e mais estágios, exploração e precariedade no emprego. Conheço pais que não deixaram os filhos ir para a faculdade, e filhos que nunca sequer quiseram ir: e alguns destes filhos, nos seus empregos ditos menos intelectuais, têm agora salários que ultrapassam os 2000 euros/mês. Mas claro, num país de doutores e engenheiros como o nosso, em que colegas de trabalho se tratam por "Mui ilustre", "Ó sr. dr.", e "Por favor, Sr. Engº", isso não tem qualquer interesse. Pior: quando os cargos muitas das vezes são ocupados não por quem merece, mas por quem pode..... Enfin, c' ést la vie: quem disse que o mundo era justo?

quarta-feira, abril 5

Que nariz tão grande.....

Quem diria que a gasta história do Pinóquio poderia ser reinventada, e adaptada à escala da actualidade. Imagine-se um grupo de jovens (dos 12 aos 20 anos), do Kénia, que representam esta história, transpondo para ela os problemas, escolhas e desaires da adolescência que muito bem conhecem. "Black Pinocchio" é a forma de contar a vida destes jovens, e a forma de dar um novo sentido à velha história do boneco de madeira construído pelo Gepetto. Com o apoio dos AMREF Flying Doctors, e da própria realeza da Holanda.
Pena que não está em cartaz em Portugal. Mas para quem for para os lados de Amsterdão até 18 de Abril, poderá passar pelo RAI Theater e conferir.
E, já agora, dois sites de informação interessante: o da AMREF, African Medical and Research Foundation, que desenvolve um trabalho notável ao nível da saúde em África, e o Le Cool, com dicas actualizadas sobre os eventos a ocorrer em algumas cidades europeias (Lisboa, Barcelona, Madrid e Amsterdão - a subscrever para receber essas novidades directamente no e-mail).

Donas de casa desesperadas - O regresso

Depois da 1ª série, fiquei fã. Gostei da série "O sexo e cidade", mas confesso que já fartava um bocadito. Esta série das donas de casa veio propor um formato diferente, com um ponto de vista oposto, quem sabe no intuito de impor um paralelismo... Donas de casa, sim, ma non troppo. O número de esqueletos no armário destas senhoras é suficiente para transformar a série numa interessante cerca de meia hora frente à TV (dos poucos motivos que há para ver a SIC...). Acho piada ao humor negro que ronda sempre as histórias. "Senhoras de bem", com a vida característica do sonho americado, no seu bairrozinho perfeito, às voltas com questões menos próprias e menos públicas. Há crime, há sexo, há traição, há a dicotomia tarefas masculinas - femininas, há tensão familiar, há inveja, há ciúme, há vício... tudo dentro das cercazinhas imaculadamente brancas que resguardam as begónias perfeitas e a relva religiosamente aparada....

Itinerário da repressão

“Um itinerário da repressão” que é, também, “uma viagem à persistência da memória”.
Pedro Medeiros inaugura hoje, aqui em Coimbra, às 17h30, a exposição (fotográfica) “Voz do Silêncio - Prisões Políticas Portuguesas”. Local: antigas prisões académicas, no edifício da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Este projecto, que conta com a especial colaboração do Centro de Documentação 25 de Abril e da Universidade de Coimbra, começou em 1999, numa viagem de trabalho que o fotógrafo realizou a Cabo Verde, Ilha de Santiago, tendo-se deslocado ao Campo de Concentração do Tarrafal, sobejamente conhecido por “Campo da Morte Lenta". O projecto foi depois desenvolvido por Pedro Medeiros num processo de investigação pessoal, que resultou na missão fotográfica levada a cabo aos espaços da Prisão Forte de Peniche, Cadeia do Aljube, Prisão Forte de Caxias e às sedes da PVDE – PIDE/DGS de Lisboa, Coimbra e Porto. Para o fotógrafo, este é também “um projecto dedicado a todos os que sofreram a brutal e injusta privação da liberdade, aos que sobreviveram e à memória dos que faleceram no cárcere”.
Quem já andou pelos Encontros de Fotografia, já conhece esta local da exposição. Adequadíssimo ao tema que inaugura hoje, é um local onde a fotografia ganha vida. Lembro-me, numa das exposições que visitei lá, de me ter sentado no meio de uma das salas onde estavam expostas a fotos. No meio do silêncio sepulcral que é característico dali (afinal, são umas catacumbas...), as pessoas e os locais das fotos comunicavam vivamente.
Para quem gosta do tema e para quem gosta de fotografia, a visitar: a exposição estará patente ao público até 15 de Maio próximo, todos os dias, num horário das 09H30 às 12H30 e das 14H00 às 19H00.
Fonte: As Beiras Online

terça-feira, abril 4

Fernandinho III

Correndo o risco de ser acusada de bairrismo galopante, e agora que já regressei a esta Lusa Atenas, que tem tanta tradição em termos de tunas, cá vai mais uma nova de Ponte de Lima: o belo do Festival de Tunas, o Fernandinho, que é organizado pela Universidade Fernando Pessoa (que tem um pólo na Princesa do Lima). Eu não sou grande fã de tunas, mas os mocinhos da ESTUDANTUNA até que são simpáticos, e alguns deles, nada, nada, de se deitar fora. E também organizam coisas engraçadas, ainda por cima (Ah! Para os meninos, a UFP também tem uma tuna feminina, a SPESTUNA). Mais informação aqui.

segunda-feira, abril 3

Noite Limiana

Para vossa informação, povo da urbe, esta noite aqui Ponte de Lima, está absolutamente fantástica. Para mim, a 1ª noite de Primavera deste ano. A temperatura deve estar semelhante por todo o lado hoje, mas em mais nenhum lado me sabe tão bem quanto aqui. Excepção aberta só talvez na praia. Paradisíaco.

E continuamos por cima....

FC Porto - 3, Gil Vicente - 0

domingo, abril 2

Mini Feiras Novas - Ponte de Lima


Quem não conhece as Feiras Novas de Ponte de Lima (3º fim de semana de Setembro), devia. Qual Festas da Agonia (em Viana), qual carapuça. Em Ponte de Lima é que é, quem conhece sabe isso de gingeira. Estas festas do concelho têm, a cada ano que passa, batido sucessivamente os seus records de visitantes, e têm-se tranformado no fim-de-semana mais louco do Alto Minho (e não venham cá falar-me nos Festivais de Vilar de Mouros e Paredes de Coura, que isto aqui é muito melhor, e não se paga bilhete!! Não temos bandas famosas.. paciência, também não é preciso). Mas a seu tempo, falarei nisso.
Dada a afluência de pessoal, os limianos resolveram organizar umas mini feiras-novas, para comemorar os 180 anos das verdadeiras Feiras Novas, e para ir treinando para Setembro próximo. Estas minis são mais vocacinadas para os comes e bebes, para o folclore minhoto, os cabeçudos e gigantones e os bombos. Nem todos gostam, eu sei, mas para quem aprecia, cá vai: 5, 6 e 7 de Maio, consultem o programa aqui. Anuncio já, para que possam adicionar às vossas agendas sociais, e para depois não dizerem "E só avisas agora????".
E não se esqueçam que já em Junho há Vaca das Cordas.....

CEJ'amos francos...

Há muito tempo que não me sentava nos duros bancos da minha vetusta faculdade, com o intuito de prestar provas. Mas, tais não eram as saudades, voltei lá. Já quase me tinha esquecido do desconforto, do frio, dos olhares vazios dos colegas à procura de respostas nos azulejos das paredes, da vigilância de milhafre dos responsáveis pela sala. Com uma agravante, desta vez: as provas eram para quem quer ser juiz ou magistrado (não para mim, de certeza, que até agora não sei o que fui lá fazer.... e foi isso que me fez levantar ontem às 8h da matina - para ver se estudava qualquer coisinha, pelo menos uma manhã de estudo tinha q ser...) De repente, recuei 10 anos no tempo, ao sentar-me ao fundo da sala, com um enunciado de 6 páginas na frente. Dada a minha manifesta falta de estudo, e ainda mais manifesta falta de nervos (causada, evidentemente, pela falta de estudo!), gastei a 1ª meia hora, pelo menos, a observar o ambiente na sala: parecia o aeroporto numa rush hour - uma infinidade de malas de viagem enormes (sim!) cheias de livros e dossiers, cadernos e folhas soltas. Malas abertas, livros espalhados por todo o lado, garrafas de água, chocolates e relógios, num quarto de hora a sala parecia devastada por um furacão. O pessoal (aí umas 60 pessoas ou mais - eu queria ter ficado no auditório da FDUC, o "Caixão", onde estavam, pelo menos, o triplo das pessoas ) estava tão absorto no meio dos seus profundos conhecimentos de direito (presumo eu), que foi muito engraçado olhar para aquelas caras aflitas com a falta de tempo para escrever toda essa doutrina e jurisprudência que passaram tempos infindos a estudar. Foi giro tentar interpretar as expressões dos colegas: se estavam ali porque perseguiam o sonho da magistratura, se apenas queriam sair do desemprego, se tinham estudado muito, se tinham estudado pouco, se viam a sua vida andar para trás, se acreditavam que era desta,... foi gira esta apreciação sociológica, porque nas provas da faculdade nunca tive tempo para observar coisas deste género. Mais: olhei para o pessoal e pensei quais daqueles seriam os nossos próximos juízes. Dei comigo a rir-me para dentro e a cogitar: "Todos menos eu, abrenúncio.... ". Fui lá só "pra ver a bola". Boa sorte aos colegas, também para as jornadas seguintes, espero que tenham marcado, e continuem a marcar, muitos golos.

sábado, abril 1

Vickie, o Viking, 8h da manhã

Acordei pelas 8h da manhã, e hoje é sábado (o próximo post é precisamente para contar porque é que acordei a estas horas). Tal não foi o meu espanto, e na tv (RTP) estava a dar um desenho animado que me fez lembrar os tempos em que me levantava sempre a esta hora exclusivamente para me plantar frente à tv, e ver coisas destas: "Vickie, o Viking"....
Espectáculo. Será que a RTP vai começar a passar aquelas séries de desenhos animados outra vez? Voto no Tom Sawyer!!!!!