sábado, julho 8

Um Sonho que comanda a Vida

Maravilhas da ciência. Segundo o público, uma mulher britânica de 63 anos de idade deu à luz , há uns dias atrás, um rapaz, (notícia da BBC). "Patrícia Rashbrook, psiquiatra infantil de Lewes (a sul de Londres), disse que o bebé, com três quilos, é lindo, relatou a estação."
Esta senhora tinha já dois filhos de um casamento anterior, mas voltou a casar e decidiu submeter-se a um tratamento de fertilidade. Louvo-lhe a força de vontade, porque tratamentos de fertilidade em situações extremas não são fáceis, do pouco que conheço.
É uma discussão que surge às vezes: no caso de mulheres que não possam, ou já não possam (em razão da idade), engravidar (acontece cada vez mais), e cuja esperança reside apenas em tratamentos complexíssimos, com medicamentação em barda, e o risco de desenvolver 4, 5 ou mais embriões (outra vexata quaestio), se o sonho de gerar um filho se deve sobrepôr a tudo.
Sempre achei que cada um deve proceder como lhe der na bolha. Acho lindo que se tenha esse sonho e se faça tudo por isso. Tenho uma afilhada para nascer dentro de pouco tempo, e do meu humilde posto de observação, estou a adorar a experiência.
Tenho uma especial admiração por todos aqueles que superam todos os obstáculos postos pela natureza, especialmente, para gerar um ser. Essa admiração estende-se àqueles que já fizeram de tudo, não conseguiram, mas recusam-se a desistir.
Mas, no entanto, quanto a mim e à minha humilde opinião (e quem sou eu, que não percebo nada destas coisas...), não o faria. Tratamentos de choque, não obrigada (tenho pavor de hospitais e detesto médicos), bancos de esperma e barrigas de aluguer, poupem-me. Em relação a este assunto, a minha grande pena é que os processos de adopção, neste país, sejam a vergonha que são. Choca-me um bocadinho ver pessoas a gastar milhares de euros em tratamentos de fertilidade rebuscadíssimos, complicadíssimos, fortíssimos, no estrangeiro e em clínicas XPTO, a alugar clanestinamente mulheres para lhes gerarem os filhos, etc, etc, etc, dinheiro esse que asseguraria o futuro de uma ou mais crianças que já existem neste mundo, e que precisam de quem lhes estenda a mão que já lhes foi retirada, ou que nem lhes foi sequer dada. São crianças, e valem tanto, como pessoas, como os filhos consaguíneos. E estão ali, à espera de uma oportunidade.
Por muito que possam dizer que pessoas como a Angelina Jolie (que está para adoptar o 3º filho, logo após de ter dado à luz o seu 1º rebento) e a Mia Farrow (14 filhos, 10 adoptados), utilizam as adopções para vender revistas, o facto é que, quanto a mim, o espírito é esse - elas têm condições para fazer muito mais do que dar à luz.
E maternidade na 3ª idade... não. Acho até um bocadinho egoísta. O sonho é ter O SEU bébé nos braços, mas essa criança vai crescer e muito jovem vai ver os pais (a mãe, neste caso da notícia) percorrer o resto da velhice, e isso muitas vezes é doloroso. Ver as pessoas de quem gostamos perderem capacidades, sofrer, e depois, morrer. É assim a vida.
Mas isto sou eu a falar. Não percebo nada de instintos maternais, e da demanda para lhes dar efectividade...
Mas, se a ideia é contrariar a limitada natureza humana em busca de um sonho - aí, quem pode censurar? Haja engenho e arte para tal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Controverso sim senhora.
Mas como eu ando uma grande pieguinhas, lá fiquei com a lagriminha no olho por uma parte muito especifica do texto... Obrigado por tudo :)

Cristina e Sofia

Sofia Melo disse...

Obrigada, digo eu, por partilharem um cadinho do v/ sonho aqui com o je, que sou a comadre e madrinha mais babada do mundo!!! (comprei mas foi um pack de babetes pra mim, que já tenho as camisolas cheias de nódoas de baba.... )...

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read zyban rkning incorporate your business in delware Incorporating forms Cheap calls israel mobile Aftermarket volvo exhaust Renault laguna car batteries online casinos maintenance basics for pdas sherrer 2 perfume Oakland moving companies personal injury lawyers orangeburg