quinta-feira, março 9

O Recenceamento da Fénix

Manda a Direcção-geral de Veterinária da República Portuguesa que se faça registo de todas as aves domésticas, destinadas a consumo ou não, que possam estar em contacto com outras aves. No exterior, portanto.
Somos orgulhosamente o primeiro país a proceder a este registo, diz o senhor director geral. Bem, em alguma coisa havíamos de ser os primeiros, nem que fosse a descobrir a pólvora.
Ora bem: isto lança aqui algumas dúvidas no povo em geral, pois lança.
Aves domésticas. No exterior. que possam contactar com outras - Das duas uma: ou se fecham os galináceos num barracão sem condições (e não estou a ver o pessoal a instalar sistemas de filtragem de ar nas capoeiras - se os profissionais dos aviários não o fazem, e até despejam as carcaças dos frangos que morrem nas ravinas dos rios...), para não estarem no exterior, e aí acabou-se o belo frango saudável, ou então, faz-se uma lista, dá-se nome a cada bichinho com penas e bico (eu conheci um senhor que tinha uma galinha a que chamava Tieta, porque não?), tira-se uma fotografia, e leva-se esses dados devidamente acondicionados num dossier de processo de registo à junta de freguesia, tudo em formulários próprios, para que o Sr. Presidente da Junta, ou o Veterinário Municipal, faça o seu trabalho e proceda ao registo dos animais, em livro adequado. Lindo.
E os canários? E a tradição tão enraizada no povo Tuga, de acordar de manhã e pôr as gaiolas dos canários e dos piriquitos na varanda? E o chilrear dos canários nas suas gaiolas, nas ruas? Isso é passado - nada de gaiolas na rua - tudo fechadinho em casa.
E os pombos? Quem diz pombos, diz pardais, rôlas, poupas, corvos, melros, andorinhas, pintassilgos... cá para mim, vai abrir em breve a época de caça a estes todos... ou então, vão dar-lhes aspirinas em vez de milho. E cachecóis.
Até a Fénix (a renascida) corre perigo, por isso, o agente dela comunicou aos media que novo renascimento, só para daqui a uns 10 anos.
As águias... Não vou falar nas águias... lá ganharam hoje aos ingleses, não vou aborrecer os seus discípulos.
Pobres gatos. Desta é que o Tweety ganhou ao Sylvester... os pobres felinos já foram apanhados pela gripe das aves (na Alemanha já sucumbiram dois), e já toda a gente olha para os gatos como se eles tivessem a peste. E sem pássaros nas ruas e nas gaiolas.. acabou-se a emoção. Bem há sempre os ratos. Esses sim, tão saudáveis...

2 comentários:

tiago m disse...

LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!

estou a ver já os canários a serem registados; ai, ai, ai, há cada ridicularia…

Sofia Melo disse...

Isto já para não falar na necessidade de ir à Junta de freguesia para dar baixa do galo que foi para a panela... com uma justificação do Veterinário municipal a dizer que o óbito foi mesmo para o almoço de domingo...